Concurso de Poemas do Ensino Fundamental II

Participaram desta categoria 15 poemas, escritos por estudantes de quinta a oitava série

Os vencedores do Concurso de Poemas Infanto-Juvenil, Fernanda, Fernando, Júlia e Lucas.

O Concurso de Poemas Infanto-Juvenil foi realizado na última sexta-feira (01), no Centro Cultural 25 de Julho, reunindo pais, familiares e professores. Participaram da categoria 15 poemas que foram selecionados pela banca examinadora.

O poema vencedor do Concurso na categoria Ensino Fundamental II foi escrito pelo estudante Lucas Neves, da quinta série com o título, A Bola, e conta o trajeto de uma bola de futebol, até encontrar o gol. Lucas recebeu o troféu de primeiro lugar das mãos da vice-diretora do Barão Clarice Ferrazzo. O terceiro lugar foi conquistado pelo estudante Fernando Oliviecki, com o poema Diferenças. Ele recebeu o troféu da psicóloga da Instituição, Leila Arenzon de Lira. O segundo lugar ficou com Julia Moron, com o poema Recomeçar, e recebeu o troféu da coordenadora do Ensino Fundamental, Ducili Richetti. O prêmio declamador destaque foi para Fernanda Fioravante, que declamou o poema escrito pelo colega Gabriel Miolo, sob o título Cruzamento das Vozes. O texto mais votado através do blog do Concurso, com 23% dos votos foi o da estudante Pietra Farina, com o poema Amor. A participação popular através do blog é uma inovação no concurso deste ano, nesta categoria.

Os jurados da noite foram a professora Candice Capachi, a repórter Marielise Ferreira, a professora Maria Salete Torres e o professor Attilio Baturí Junior

A difícil missão de definir os vencedores do Concurso ficou com os jurados: a professora de Literatura do Ensino Médio do Barão e de pós-graduação da FAE, Candice Capachi, que é mestre em estudos da Literatura; Marielise Ferreira, formada em Letras e Direito e que atua como repórter do jornal Zero Hora; a professora de Pedagogia da FAE, mestre em Psicopedagogia e que atua ainda na Coordenação de Educação Inclusiva de Erechim, Maria Salete Torres; além do professor Attilio Baturí Junior, doutorando e mestre em Lingüística e professor da UFFS.

Pais e familiares dos alunos acompanharam todo o evento

Neste ano o tema escolhido para o Concurso foi a Preservação do Meio Ambiente: uma questão de educação, que norteou toda a decoração, design do troféu e dos folders do evento. No entanto, o tema para os poemas é livre. A decoração do 25 de Julho foi realizada pelas professoras, toda feita com material reciclado recolhido pelos alunos durante a Semana do Meio Ambiente.

Os grupos de ballet e jazz do Barão fizeram apresentações durante o intervalo. E, para dar um charme especial, as crianças do jardim e do pré também apresentaram as frases que criaram, mostrando que eles também já estão no caminho da poesia.

Crianças da Educação Infantil também mostraram que já sabem fazer poemas.

A comissão organizadora do evento é formada por Ana Zis, Fabíola Onhate, Cristiane Giareton, Nara Sutili, Ducili Richetti e Franciele Ferrari.

Poema vencedor do Ensino Fundamental II 2011

A bola

Lucas Neves, da 5ª série B

Nos pés da garotada a bola,
Não tem descanso.
Nos pés do jogador, o treinador
Não fica no banco.

Um passe lá, outro cá,
“Ah Muleque”
Que corre,
Suando a camiseta, pra dar um olé,
Não dando mole.

No campo, na areia, no chão
A bola é a sensação,
Rola, rola coitadinha da bola,
De tanto girar será que não vai tontear?

A bola na trave não muda o placar,
Mas a bola na rede faz a galera gritar,
Matada no peito e o chute perfeito
E o gol feitoooo…..

Deixe um comentário